quarta-feira, 30 de março de 2016

REFLITA...

O mau de muitos pregadores é achar que quem batiza e renova é ele. Duas observações devem ser levadas em conta: 

1- Quem batiza é Jesus e isso independe do sermão pregado, Jesus batiza quem quer, quando quer e da forma que quiser, isso nunca foi e nunca será mérito do pregador. 

2 - Se a nossa preocupação girar em torno de quantos no culto A e B foram renovados, estamos diante de uma situação complicada, pois, só precisa de renovo e avivamento  quem estar com a vida morta e inerte e isto implica que estamos diante de geração que não está preparada para o retorno de Jesus. Pois estará lhe faltando o necessário: o azeite. Isso é  preocupante.

Que o nosso objetivo maior seja igual ao de Jesus e os apóstolos: quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo tome sua cruz e siga-me!!

Não nos preocupemos nem tão pouco nos gloriemos dos sinais operados no período da ministração, nos preocupemos e nisso também me incluo na quantidade de vidas que precisamos levar a Cristo. Pois está escrito:

Mateus: 7. 22. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? - Bíblia JFA Offline

Observemos com atenção ao texto!

To be continue....

quarta-feira, 2 de março de 2016

7 maneiras de você desanimar seu pastor

7 maneiras de você desanimar seu pastorSabemos que Deus estabeleceu em Sua igreja servos que tem a responsabilidade de conduzir as ovelhas de Deus (1 Coríntios 12:28). Esses servos geralmente são conhecidos por nós como pastores. É claro que estamos falando aqui dos bons pastores, aqueles que realmente fazem um trabalho abençoado e guiado por Deus. Existem os maus, mas não queremos falar deles agora.

Pastores são também seres humanos. Por mais estranho que dizer isso possa parecer, têm pessoas que olham para os pastores achando que eles são super-homens, com superpoderes concedidos por Deus. E por acharem isso acabam agindo de uma forma errada com seus pastores, trazendo a eles desânimo e tristeza. Não são poucos os pastores que estão com crises de ansiedade e depressão devido a pressão que suas ovelhas erroneamente impõem sobre eles. Os fatores são diversos, mas hoje gostaria de falar um pouco de sete atitudes nossas, as ovelhas, que desanimam os pastores, que trazem tristeza ao coração deles, que trazem um impacto negativo sobre a vida e ministérios deles e, muitas vezes, também em suas famílias e na própria igreja.

1-) Arrume muitos problemas para seu pastor resolver
Pastor é pago para resolver problemas, não é verdade? Então arrume muitos problemas para ele resolver. Dê preferência para aqueles bem bobos, tipo cortar relações com um irmão da igreja porque ele não te disse boa noite quando passou por você ou brigar por causa de indiretas postadas nas redes sociais, que você acha que foram para você. Não esqueça de falar mal desse irmão para muitas pessoas, assim o pastor terá que tomar uma providência. Ironias à parte, os pastores ficam cansados e sobrecarregados com problemas infantis que muitas pessoas arrumam, gerando uma carga de trabalho grandiosa por causa de quase nada. Por que você não arruma menos problemas insignificantes e busca o amadurecimento nos seus relacionamentos? O pastor será muito abençoado se isso acontecer!

2-) Arrume uma forma de por defeito em tudo que for feito
Pastor tem obrigação de fazer as coisas perfeitas e cuidar para que cada ministério da igreja faça tudo certinho. Ache os erros e faça questão de sempre comunicar ao pastor cada erro em algo que for feito na igreja. Mesmo os erros mínimos, como aqueles erros de digitação que o rapaz que faz o boletim cometeu no último domingo. Cobre o pastor e diga que ele precisa ficar mais atento para que erros não aconteçam. Não se esqueça de comentar com muitas pessoas e se gabar de ter achado um erro “grave” e ter cobrado providências do pastor. Ironias à parte, que tal ser menos crítico destrutivo e ser mais construtivo? O pastor ficará muito animado com pessoas que não o procuram apenas para apresentar críticas a tudo que é feito.

3-) Não elogie nada do que é feito pelo pastor e sua equipe
Pastor não faz mais do que a obrigação quando faz uma coisa bem-feita. Para que elogiar algo que foi bem executado? Isso vai causar vaidade no coração do pastor, melhor não colocar diante dele essa tentação para que ele não fique orgulhoso. Ele precisa ficar humilde e elogios não vão ajudar. Ironias à parte, quando foi a última vez que você fez um elogio ao trabalho de seu pastor e equipe? Será que ele é tão carnal que não saberá lidar com um elogio ao trabalho dele? Pastores também precisam de incentivo.

4-) Nunca diga para ele que está orando pela vida e ministério dele
Fique calado. Nunca se aproxime de seu pastor e diga que tem se lembrado dele em suas orações, afinal, ele é o pastor, não precisa dessas coisas. Aliás, talvez nem precise de tanta oração assim, não é verdade? Ironias à parte, os pastores precisam saber que a igreja tem orado por eles, que se importam com eles. Por que você, como igreja que é, não diz isso ao seu pastor?

5-) Exija que o pastor sempre te atenda na hora e lugar que você quer
O pastor é pago pela igreja para estar sempre disponível. Ligue para ele sempre em horários inoportunos para tratar de questões não urgentes. Se ele te disser que não pode te atender naquele momento ou não atender a sua ligação, fale mal dele para membros da igreja que você sabe que são fofoqueiros. Onde já se viu um pastor não atender um membro? Ironias à parte, às vezes alguns membros tratam seus pastores como se eles fossem um hospital de emergência 24 horas aberto. Pastores também precisam de descanso, de tempo com sua família. Por que você não é mais compreensivo com seu pastor nos contatos que faz com ele? Será que somente ele pode te ajudar a resolver seu problema? E o restante da igreja, onde está?

6-) Fale mal das pregações do pastor pelas costas ao maior número possível de pessoas
Pastores precisam sempre pregar bem e do jeito que eu gosto. Quando alguma pregação não te agradar, critique bastante para outras pessoas, mas nunca ao próprio pastor. Diga que não gostou, diga que foi rasa demais, diga que não sentiu a unção de Deus na pregação dele. O importante é que ele fique sabendo disso, mas não pela sua boca, afinal, é meio chato falar essas coisas diretamente para ele. Melhor que ele fique sabendo de outra forma. Ironias à parte, muitas vezes temos uma crítica ao pastor, mas a fazemos de forma destrutiva e não construtiva. É verdade que nem sempre o pastor está em um bom dia e não são 100% das pregações que são as melhores do mundo todas as vezes. Mas será mesmo que essa é a melhor forma de encarar esse fato? Ou será que, na verdade, não é a minha forma de avaliar que está crítica demais?

7-) Não seja uma ovelha mansa, seja rebelde
Faça muitos atos de rebeldia para chamar a atenção do seu pastor, afinal, você tem opinião própria, não precisa se submeter a nada, tem a sua própria interpretação das coisas de Deus e não precisa de pastor nenhum que te diga o que fazer e como fazer. Ficar ouvindo o que o pastor diz é coisa de crente bitolado e você não vai se submeter a isso. Ironias à parte, muitas vezes a nossa rebeldia é destrutiva e não construtiva. Medimos as coisas pela nossa medida e nem sempre essa medida é aquela medida correta que a palavra de Deus ensina. Dialogue mais com seu pastor com mais mansidão e menos rebeldia.

E VOCÊ, SABE DE OUTRAS COISAS QUE DESANIMAM UM PASTOR?

 Fonte: https://www.esbocandoideias.com

Subsídio EBD - Lição 10 - Milênio - Um tempo de Gloria para a Terra

Tento Áureo
 
" ...que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos." (Ap 20.4)
 
 

Verdade Prática
O mundo conhecerá o reinado de Jesus durante o Milênio. Será um tempo de paz e harmonia jamais visto.
 
LEITURA DIARIA
Segunda – Zc 14.9: Durante o Milênio o Reino de Deus será revelado sobre toda a Terra
Terça – 1Tm 1.17: Todos verão o Rei dos séculos e o adorarão para todo o sempre
Quarta — Dn 2.44,45: O Reino de Deus é espiritual e eterno, por isso, jamais será destruído
Quinta — Ag 2.7: Deus fará tremer a Terra e depois virá o "Desejado de todas as nações"
Sexta — Is 65.25: Durante o Milênio haverá harmonia até entre os animais ovelhas dos bodes
Sábado – Jl 2.24: Durante o Milênio haverá abundância de alimento sobre a Terra
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Apocalipse 20.1-6
1 E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3 E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.


OBJETIVO GERAL
Mostrar que o Milênio será um tempo de paz e harmonia jamais visto na Terra.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Explicar o Reino Milenial de Jesus Cristo;
II. Saber como e quando se dará o governo de Jesus na Terra;
II. Relacionar os aspectos relevantes do Milênio.

PENSE NISSO!


terça-feira, 1 de março de 2016

CHARGE: ENTRE


Lição 10 - Milênio: Um Tempo Glorioso para a Terra



O Milênio é o período de 1000 anos em que Cristo reinará sobre a terra, dando cumprimento às alianças abraâmica e davídica, bem como à nova aliança. O Milênio é chamado de “reino dos céus” (Mt 6.10), “reino de Deus” (Lc 19.11), “reino de Cristo” (Ap 11.15), a “regeneração” (Mt 19.28), “tempos de refrigério” (At 3.19) e o “mundo por vir” (Hb 2.5).

A SÍNDROME DA AMBIÇÃO

A SÍNDROME DA AMBIÇÃO
TEXTO: ROMANOS 12:16

As aspirações dos homens pelas coisas dessa vida têm fugido do controle, essa prática teve inicio quando Lúcifer, esse foi o ponto de partida para que toda humanidade fosse afetada. Adão e Eva foram enganados e contaminados e desejaram ser como Deus conhecendo o bem e o mal. Não devemos ambicionar algo que não esteja ao nosso alcance, cada indivíduo deve conhecer seus limites.

A síndrome da ambição
A força de uma instituição consiste na união de todas as pessoas que a compõe sob uma liderança, quando um dos componentes é tomado pela síndrome de poder ou riquezas, honras e glórias. A cobiça ou cupidez é o anseio veemente de alcançar determinado objetivo, aspirações e pretensões. Isso se torna perigoso e pode levar àquela instituição a ruína, principalmente o indivíduo não consegue controlar e esses impulsos. O indivíduo com esses desejos mórbidos pode envolver outras pessoas e muitas delas inocentemente acreditando na articulação daquele indivíduo, o pior são quando acontecem em lugar menos esperado.

A Primeira síndrome de Ambição
Lúcifer desejou estar acima do altíssimo ou tomar o lugar de Deus (Is 14:12-15; Ez 28:12-18), a inveja continua até hoje, há pessoas que agem da mesma maneira, embora não reflitam as conseqüências dessa rebelião, vejamos outros personagens tomados por essa síndrome:

A síndrome de Caim
Caim foi tomado pelo desejo mórbido, ele pode induzir o indivíduo à desgraça, tanto Caim quanto seu Abel irmão oferecia sacrifícios e ofertas ao Senhor, mas Deus atentava mais para oferta de Abel do que a dele, o desejo doentio lava ao ódio, ou seja, a pessoa não se contém em tramar algo que venha atropelar aquele que aos seus olhos está levando vantagem, embora saiba que não conseguirá, e se isso ocorrer apelará para a violência (Gn 4)

A síndrome dos irmãos de Moisés
Mirian e Arão questionaram a liderança do seu irmão, e quando isso acontece em uma liderança espiritual os efeitos são muito piores, a liderança de Moisés foi interrogada pelos seus próprios irmãos Mirian e Arão, ambos liderados por Moisés vejam o texto (Nr 12:1-3).

A síndrome de Corá, Datã e Abirão
Houve outra rebelião promovida por Corá, certamente ele tinha influência e autoridade porque conseguiu reunir duzentos e cinqüenta homens e líderes de renome entre povo contra Moisés e Arão. Datã e Abirão contra Moisés alegando que Moisés havia os tirado de uma terra boa para fazê-los morrer no deserto e assim questionavam até o sacerdócio (Nr 16: 1-19).

A síndrome de Sambalate
Esse tipo de síndrome é da indiferença e da confusão contra uma liderança, Sambalate se ajunta a Tobia e Gesen outras pessoas com a finalidade de atrapalhar a obra que Nemias estava realizando, o trabalho deles era criar intriga entre o povo e disseminar contendas (Ne 4:1-8; 6:1-9).

A síndrome de Absalão
Absalão tentou usurpar o trono de Davi seu pai, esse tipo de síndrome é desejar aquilo que é do seu líder, essa é a triste realidade dos últimos dias ( 2 Sm 15:1-13).

A síndrome de Judas
É a síndrome da traição, ele traiu com a finalidade de tirar proveito de uma situação, ele vendeu o seu mestre fato registrado nos quatros evangelhos (Mt 26:46-50; Mc 14:43-46; Lc 22:47,48; 18:2-4)

A síndrome de Demas
Esse tipo de síndrome é a do abandono, Demas era um cooperador de Paulo e resolveu abandoná-lo amando o presente século, ou seja, o mundo secularizado (Fm 24). Há pessoas que nos acompanham enquanto vê algum tipo de vantagem pessoal, quando não vê o resultado esperado para si, geralmente essas pessoas abandonam. Os amigos de Jó o abandonaram por acharem que continuar amigo de um chagado não daria resultado (Jó 19:19).

A síndrome de Diotrefes
O orgulho fazia parte da sua vida, amava a primazia, desprezava o ancião da igreja, não era hospitaleiro, servia a si mesmo, egoísta e não aceitava a liderança de João (3 João 1: 9,11)

Devemos nos despir de toda inveja e ambição pelo que é dos outros, cada um deve se contentar com as suas posses sem, contudo molestar as outras pessoas. Contentar-se com o que tem não significa deixar de desenvolver e acomodar-se, mas com dignidade sem atropelar ninguém, mas continuar a luta pelos seus ideais. Aqueles que se opuseram aos seus líderes a fim de tomar-lhe a liderança não prosperaram, todos eles sofreram as conseqüências, Deus não se deixa escarnecer aquilo que o homem semear isso ele ceifará.

Pr. Elis Clementino – Paulista-PE

ESBOÇO: ONDE ESTÁS?


1. Onde estás, Adão? Gn 3.9
2. Onde estás, Abel? Gn 4.9
3. Onde estás, Sara? Gn 18.9
4. Onde estás, cordeiro? Gn 22.7
5. Onde estás, prostituta? Gn 38.21
6. Onde estás, Mefibosete? II Sm 9.4
7. Onde estás, espírito do homem? Jó 14.10
8. Onde estás, Jesus? Mt 2.2
9. Onde estás, Deus? II Rs 2.14


Pr. Geziel Gomes

A PALAVRA DA VERDADE

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2Tm.2.15).

Todo bom obreiro deve maneja bem a palavra da verdade, ser um obreiro aprovado é conhecer bem o livro de Deus (a bíblia), e o Deus do livro. Maneja bem a palavra da verdade é uma virtude de quem ler, medita e estuda a palavra de Deus. Nenhum de nós seremos bem sucedidos como obreiros do SENHOR, se não nos dedicarmos ao estudos constante e exaustivo da Sagrada Escritura. 
  

SETE AÇÕES DA PALAVRA DA VERDADE:

1. LIBERTA.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João,8.32).

2. SANTIFICA.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (João,17.17).

3. REGENERA.
Segundo a sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas (Tiago,1.18).
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre (1Pedro,1.23). 

4. PURIFICA.
Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra (Salmo,119.9).

5. PROTEGE.
Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele (Pv.30.5).
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel (Salmo,91.4).
O sentido desse texto nos mostra Deus nos protegendo completamente, quando estamos firmados na verdade de sua palavra, a qual é segurança e proteção para nós nas horas tranquilas e uma defesa durante os combates e lutas da vida.

6. FORTALECE.
Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno (1Jo.2.14). 

7. PRODUZ FÉ.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos,10.17).
Finalmente, devemos amar a palavra, viver a palavra, andar na palavra, ler a palavra, crer na palavra, obedecer a palavra, e pregar a palavra. Bendita seja a palavra de Deus. Amém!